sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Promotora de Tarauacá prende diretor de presídio e agente penitenciário

A promotora de justiça, Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi, decidiu instaurar um procedimento de investigação criminal, para apurar abusos supostamente praticados por agentes penitenciários do presídio, Moacir Prado em Tarauacá, município localizado a pouco mais de 200 quilômetros de Cruzeiro do Sul (AC).
A medida foi tomada depois que a promotora ouviu relatos de presidiários e teve acesso a documentos como exames de corpo de delito que apontaram fortes indícios de que os abusos estivessem de fato acontecendo.
Após ouvir o depoimento de um detento, na manhã de terça-feira (22), ela pediu ao agente penitenciário Francisco das Chagas Pereira de Souza, que conduzisse o preso ao fórum da cidade, mas a ordem foi descumprida. De acordo com a promotora, o agente estava sendo orientado por Robson Alves Leite, diretor da unidade penitenciária. Os dois foram ouvidos pela promotora, mas as explicações não convenceram.
Diante dos fatos, Nicole deu voz de prisão em flagrante aos dois, pelo crime de desobediência previsto no Artigo 330 do código penal. A promotora, porém, não forneceu maiores detalhes sobre o procedimento que investiga os maus tratos cometidos contra os presidiários.
Os agentes penitenciários se reuniram para protestar contra as prisões, eles pretendem também contar com os colegas do município vizinho de Feijó

Nenhum comentário: