sábado, 14 de julho de 2012

Morre Celso Lima Verde um dos maiores nomes na luta pelo direito dos hansenianos no Estado do Acre.

O parlamentar tinha 72 anos e diversos serviços prestados na vida pública. Era portador de hanseníase desde criança quando chegou a ficar isolado da família e do convívio social. Pela experiência de vida, Celso se tornou uma liderança pela conquista dos direitos dos hansenianos.

Apesar das limitações físicas em consequência da doença, Celso foi eleito por quatro vezes para o cargo de vereador. Depois que se tornou presidente da Câmara chegou a assumir em duas ocasiões o cargo de prefeito, quando Vagner Sales e seu vice estavam ausentes da cidade.

Ao lado de outras lideranças do Mohan manteve um programa na Rádio Verdes Florestas por vários anos, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre contágio, diagnóstico e tratamento da hanseníase para evitar a propagação da doença. Sua liderança com os hansenianos atingiram várias camadas da sociedade. Celso Lima Verde viu uma de suas lutas se concretizar, uma pensão estadual para as vítimas da hanseníase. Cada portador da doença recebe além do benefício do INSS, o equivalente a meio salário mínimo pago pelo governo estadual. Mais recentemente, o próprio Celso foi favorecido por outro benefício conquistado, a indenização que o Governo Federal está pagando para quem foi isolado em hospital colônia. http://migre.me/9TjV4

Nenhum comentário: