terça-feira, 11 de abril de 2017

Conselhosrepudiam declarações de delegado sobre portadores da Síndrome de Down

Após as polêmicas declarações do delegado Henrique Proviane a respeito de como nascem os portadores de Síndrome de Down, órgãos e entidades responsáveis pela cidadania e proteção ao menor se reuniram para repudiar o ato e pedir uma imediata retratação por parte do delegado. Abaixo a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
Vimos através da presente nota, tornar público nosso repudio e indignação pelo comportamento e ofensas proferidas pelo delegado Henrique Peviane nas dependências de uma delegacia no município de Rio Branco contra crianças com síndrome de down e aos seus pais. Segundo o delegado essas crianças são ETs porque resultam de cruzamento de ETs com mulheres que eram macacas, conforme vídeo e matéria publicados no site contilnet.
É inaceitável que uma autoridade pública haja de forma tão preconceituosa, ofensiva e inadequada, por isso entendemos que é necessário a retratação imediata do senhor Henrique Peviane, além de seu afastamento da função pública que hoje exerce respondendo criminalmente pelas ofensas proferidas que desrespeitam os direitos humanos das pessoas com deficiência.
Assinam:
Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes
Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre
Conselho Regional de Serviço Social – 26ª Regional
Conselho Regional de Psicologia
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Rio Branco –Acre
Rio Branco, 04 de abril de 2017

Nenhum comentário: